e/ou / Mientras adentro mi cuerpo

Há alguns meses a e/ou subiu ao palco da Capela Santa Maria, dentro da Mostra Sonora Cena. Na ocasião, para a execução das músicas que viriam a compor o EP Mientras, a banda se tornou um sexteto – isso porque as músicas apresentadas eram enormes e não pareciam caber na antiga formação do grupo, antes composto apenas pelo vocalista/violonista/flautista Luciano Faccini, o guitarrista/baixista Luque Diaz e a percussionista/baterista Yasmine Matusita. Na verdade, a banda ainda mantém o trio como sua formação principal, mas o som registrado no recém lançado EP extrapola este “limite”.

Mientras, a música, é a espinha dorsal dessa mudança. Com seus quase sete minutos de duração e diversas seções (e aqui conto não só as notáveis mudanças de tensão e andamento, mas também sutis mudanças, como uma voz sozinha e depois um canto em coro), a canção pinta imagens surreais com as percussões descompassadas e a flauta, que escuto como gritos, enquanto se mantém plenamente sóbria, sabendo das guerras e da água que falta a muitos.

All Over e Samba do Dôdo, apesar de distintas quanto às intenções do eu-lírico, são complementares e parecem se unir no centro do disco. A primeira é lenta e penosa, como a separação e o fardo de mudar todos os pertences de lugar, e estar no meio desse processo, sem ver exatamente onde começou ou quando pode acabar. Já a segunda não mede palavras e joga na mesa o que realmente se quer dizer, “nossa vida não era destino e nosso caminho não tinha pegada”, e tal talvez seja o motivo do conflito anterior.

Já Desabitado, que fecha o disco, remete à antiga e/ou e parece ser um espelho de Mientras – enquanto esta é complexa e repleta de camadas, e fala de adentrar o próprio corpo em busca de algo, a outra é simples e direta, e fala de um interior agreste e expansivo, que agora se abre. Uma brincadeira de palavras de Luciano parece ilustrar a mudança pela qual passa o grupo: “Sertão em mim, ser tão aberto dói”, ele canta. Se abrir ao novo é difícil e fatigante, mas ultimamente é a única causa de bons, e às vezes incríveis, tropeços.

Mientras pode ser escutado abaixo ou baixado gratuitamente no site da banda.

Deixe um comentário